O registro de poço é uma tarefa complexa que demanda bastante atenção. Hoje a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dispõem de diferentes pareceres a respeito do tema.
Em todas as diferentes etapas, o processo deve identificar o poço, assim como as respectivas características, apresentar os perfis geológico e geoelétrico, reunir a descrição litológica, entre outras etapas igualmente cruciais.
Felizmente, a tecnologia se destaca por ser uma nova aliada dos geotécnicos responsáveis pela perfuração e gestão de poços. Agora, diferentes indicadores podem ser facilmente consultados e os seus registros acontecem com ainda mais precisão.
Isso é possível graças à empresa Rocscience, que traz uma ferramenta que ajuda na gestão de registro de poço e conta com recursos indispensáveis. Chama-se RSLog.
LEIA MAIS: Software geotécnico ajuda engenheiros a fazerem estudo do solo
Quais são os tipos de registros de poços existentes?
A ABAS considera duas categorias de registro de poço: o poço tubular profundo e o poço raso, cisterna, cacimba ou amazonas. Ambos se diferenciam por conta da sua profundidade e diâmetro, além do tipo de escavação e uso de perfuratriz.
O poço tubular profundo considera o acesso à água por meio de uma sonda perfuratriz com aplicação vertical, tendo diâmetro de 4 a 36 polegadas e profundidade limite de 2.000 metros.
Por outro lado, os poços rasos, cisterna, cacimba ou amazonas são mais simples. Nesta categoria, os poços têm diâmetros de 1 metro ou pouco mais, escavações acontecem manualmente e os revestimentos são a partir de tijolos ou anéis de concreto. Ainda neste caso, a perfuração chega a 20 metros.
Abaixo você confere todos os tipos de poços de acordo com a ABAS:
- Poço Sedimentar: perfurado em rochas frequentemente inconsolidados e ocasionalmente chamado de semiartesiano;
- Poço no Aquífero Guarani: perfurado em rochas consolidadas e inconsolidadas com diâmetros de até 36 polegadas e profundidades limitadas a 1.500 metros;
- Poço perfurado em rochas inconsolidadas e consolidadas;
- Poço perfurado em rochas consolidadas ou cristalizadas;
- Cacimba, poço raso, cisterna ou poço amazonas (não requer laudo técnico).
Registro de poço comercial e para casas
O registro de poço para fins residenciais, como cacimba, poço raso, cisterna e poço amazonas, não requer nenhum processo de gestão mais apurado. Por outro lado, todos os outros tipos de poços requerem uma extensa lista de cumprimentos por parte do geotécnico.
Portanto, o responsável deve seguir todas as diretrizes e boas práticas mencionadas pela ABAS e ABNT, mais precisamente nas normas NBR 12.212, NBR 12.244, NBR 13.604 a 13.608, NBR 15.495-1/07 e NBR 15.495-2/08.
LEIA TAMBÉM: Como utilizar a tecnologia para analisar estabilidade de encostas
Como fazer a gestão de registro de poço?
É possível fazer a gestão de registro de poço facilmente graças ao RSLog, ferramenta da Rocscience desenvolvida para geotécnicos à frente do processo de extrações de água.
Com ele, você agrega diferentes recursos. Entre os principais estão:
- Gerenciamento de Registro de Poço: este recurso centraliza todas as informações sobre o processo de perfuração e simplifica dados já coletados, assim como facilita a revisão e emissão de informações;
- Modelos de Registro Personalizáveis: é possível ter modelos de registro pré-elaborados, nos quais o profissional deve apenas inserir seu logo e os dados da obra;
- Estratigrafia: visualize a estratigrafia do projeto sem a necessidade do CAD ou desenhos.
O RSLog, da Rocscience está integrado com o Sistema de Informações Geográficas (GIS), permitindo o acesso a projetos anteriores para consulta e impressão. Outro recurso interessante é a integração com o Settle3 para importação de testes de campo e definição de camadas de solo e de propriedades do material.
O programa também possui aplicativo para uso off-line e permissão para importação de dados do gINT. Há ainda a possibilidade de usar planilhas do Excel formatadas com RSLog quando não houver conexão com internet. Quando o profissional estiver online novamente, basta importar os dados com um clique.
Onde encontrar RSLog?
Você encontra o RSLog, da Rocscience, e todas as suas soluções para na L3 Software, representante oficial da empresa no Brasil.
Fundada em 2014, a L3 é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.
Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.
Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo e-mail [email protected].