O wi-fi 6 é a nova tecnologia que promete tornar a conectividade mais estável, ágil e evitar problemas até então bastante recorrentes, como os canais 2.4 e 5, que têm características próprias de conexão.
Sendo cada vez mais indispensáveis dentro de residências e empresas, o wi-fi segue se atualizando conforme o tempo avança e deve trazer melhorias consideráveis nos próximos meses.
Em um futuro próximo, a nova versão do wi-fi trará ainda mais velocidade na transferência de dados e contará com melhorias exclusivas para a tecnologia, aumentando o raio de conexão sem ter que abrir mão da velocidade, caso que acontece na conexão 5Ghz.
O que é o Wi-Fi 6?
O wi-fi 6 utiliza o protocolo de conexão 802.11ax e promete velocidades mais ágeis, alcançando transferências de gigas por segundos facilmente.
O seu lançamento aconteceu em 2019, quando o network global de certificação Wi-Fi divulgou o certificado inédito para o Wi-Fi do tipo 6. Desde então, grandes empresas têm se atualizado e explorado todo o potencial desta nova tecnologia.
Em termos de comparação, o wi-fi 6 realiza downloads até 40% mais eficientes em comparação com a versão wi-fi 5, que hoje está presente em milhares de empresas.
A diferença se mostra um grande passo, tendo em mente o ganho de produtividade. Com conexões mais ágeis, o tempo de upload cai e, com isso, a empresa ganha segundos a mais de agilidade.
Na prática, esses segundos a mais permitem aplicações ainda mais rápidas, gerando resultados mais positivos sem necessariamente ter que aumentar o custo do processo em questão.
Diferenciais do Wi-Fi 6
O wi-fi 6 possuirá recursos que trarão novas mudanças nos processos das empresas. A nova conexão proporcionará a conectividade de diferentes dispositivos em um único modem.
Isso tudo será possível por conta dos aprimoramentos implementados na nova tecnologia. Entre os principais diferenciais estão:
- Orthogonal Frequency Division Multiple Access (Ofdma): o Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal ou Ofdma, na sigla em inglês, aumenta a capacidade geral da rede wi-fi e reduz tanto atrasos quanto a contenção das redes.
Esse diferencial otimiza processos mais sensíveis de automação e gera processos mais eficientes ao trabalhar como VoIP;
- Multiple-User, Multiple-In, Multiple-Out (MU-MIMO): o MU-MIMO é uma novidade que trabalha com sinais emitidos através de múltiplas antenas e possui sinais de rádio em “feixes”.
Essa nova função está presente em modems menos modernos, mas agora se destaca por suportar feixes simultâneos em um único ponto de acesso;
- 1024-QAM: este novo formato de modulação aumenta as transferências do wi-fi 6 em até 25%;
- BSS: a técnica permite a conexão de diferentes dispositivos em uma única rede wi-fi, mas com mais capacidade e menos interferência;
- Target Wait Time: o TWT é um mecanismo de agendamento de tempo para futuras conexões, permitindo a desconexão em dispositivos IoT que fiquem ociosos.
Quais influências o wi-fi 6 trará ao mundo empresarial?
O wi-fi 6 mudará a relação de muitos processos por conta dos seus novos benefícios. Portanto, a sua importância para os próximos anos se dará pelas vantagens proporcionadas.
A taxa de transferência, por exemplo, será 40% mais rápida em comparação com o Wi-Fi 5. Essa novidade trará ainda mais agilidade para processos que dependam de conexões rápidas.
Outro ponto positivo que ressalta a sua importância é o recurso TWT. Como explicado acima, ele servirá para desabilitar conexões ociosas. Na prática, essa função reduzirá gastos energéticos de modo considerável.
Por fim, vale destacar o ganho de capacidade. Isto é, em redes corporativas, praças públicas e redes mais densas, o wi-fi 6 terá um desempenho acima da média mesmo com muitos dispositivos conectados, graças às novas técnicas implementadas.
Software para gestão do wi-fi 6?
Embora seja uma tecnologia nova, o wi-fi 6 já conta com softwares para maximizar a sua eficiência. Este é o caso do iBwave, que centraliza as informações mais indispensáveis para fazer a gestão do sinal e de novos recursos.
Ao utilizá-lo para desenhar/delinear projetos de rede baseados na nova versão do wi-fi, a empresa garante muitas vantagens. Entre as principais, vale destacar:
- Acelera a produtividade: com o programa, evita-se o uso de testes manuais de capacidade e, deste modo, a empresa ganha em produtividade;
- Facilita a integração via nuvem: é possível colaborar com a gestão da rede facilmente através do recurso de cloud;
- Cria ambientes 3D detalhados: o iBwave acompanha as novas adições do wi-fi 6 e permite a criação de ambientes detalhados a partir da qualidade do sinal e raio de alcance;
- Gera relatórios em poucos cliques: ao realizar a gestão da rede, o software cria e emite relatórios personalizados em poucos cliques.
Como mencionado acima, todos os recursos do software estão disponíveis em modems com a certificação wi-fi 6.
LEIA MAIS: Como resolver problemas de rede de forma simples e rápida
Como trabalhar com o wi-fi 6 de modo eficiente?
É possível utilizar todos os recursos do wi-fi 6 com eficiência ao ter o iBwave, software especializado em conectividade e gestão de conexão Wi-Fi, como aliado.
Felizmente, você encontra o iBwave e todos os seus recursos na L3 Software, empresa homologada pelo Banco do Brasil.
Fundada em 2014, a L3 é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.
Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.
Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email [email protected].