A usabilidade, também conhecida como UX (User Experience), jamais pode ser deixada de lado quando o assunto é criação de aplicativos. Quanto mais conectado o serviço estiver com as necessidades do usuário, mais bem aproveitado será o app.
A internet facilita o dia a dia das pessoas. Por isso, quando um aplicativo não favorece esse conceito, rapidamente é deixado de lado e perde sua importância em meio a tantos outros apps que surgem diariamente.
De acordo informações da App Annie, empresa que faz análises sobre o mercado de aplicativos, só no primeiro trimestre de 2018 foram baixados 27,5 milhões de apps no Brasil, sendo 19,2 bilhões na Play Store e 8,2 bilhões na App Store.
Em 2017, o Brasil ficou na quarta posição no ranking de países com mais aplicativos baixados, totalizando seis bilhões de downloads. A previsão é que em 2022 o Brasil ultrapasse a marca de oito bilhões de downloads, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China.
Outro dado interessante é que o brasileiro usa, em média, 12 aplicativos a cada 24 horas no smartphone.
Diante de tanta concorrência, é preciso pensar na usabilidade do aplicativo, de forma que a pessoa que o utilize saiba exatamente como navegar e encontrar tudo o que precisa.
3 pontos-chave de usabilidade que você deve se atentar
Uma vez que as pessoas estão acessando a internet cada vez mais pelo celular, os aplicativos ganharam força e se tornaram indispensáveis para as mais diferentes atividades.
Pedir comida, marcar uma consulta, lembrar de hidratar o corpo, bater um papo rápido com o amigo ou se distrair com um jogo enquanto está no ônibus são algumas das possibilidades oferecidas pelos aplicativos.
Mas só ter um propósito não basta. É preciso pensar na usabilidade que este aplicativo oferecerá para o usuário. Por isso, separamos aqui três questões que podem ajudar um app a ter mais aceitação dos usuários:
Seja objetivo
Todo aplicativo tem uma função e ela precisa estar muito clara na hora que o usuário procura um aplicativo na Play Store ou na Apple Store. Portanto, para que seu app seja baixado, aposte na simplicidade para que o usuário possa navegar e encontrar o que precisa.
Privilegie o design responsivo
Cada tela de celular tem um tamanho e resolução. Portanto, essas especificidades precisam ser levadas em consideração. Procure saber quais os formatos de tela mais comuns entre os usuários que você deseja atrair e monte o layout do seu aplicativo. Permita ainda que ele funcione tanto na vertical quanto na horizontal.
Acerte na cores e imagens
A psicologia das cores deve ser aplicada em qualquer projeto que envolva interação com o público. Cada cor possui um significado e gera emoções diferentes. Sendo assim, use os tons que vão ajudar seu aplicativo a atrair o usuário e levá-lo a alcançar o objetivo proposto. Quanto às imagens, cuidado com os excessos. Uma lentidão no carregamento pode espantar os usuários.
Existem softwares que auxiliem na usabilidade dos aplicativos?
Sim! O DevExpress é um software que oferece diferentes ferramentas que simulam a interface do usuário, permitindo que os desenvolvedores testem a usabilidade dos aplicativos, tornando-os mais intuitivos.
O DevExpress foi premiado 19 vezes somente na edição 17 do Visual Studio Magazine Reader’s Choice Awards e se destina a desenvolvedores de softwares para , web e mobile.
O software conta com mais de 500 componentes individuais para WinForms, WPF, ASP.NET, MVC, Windows 10, VCL e JavaScript, bibliotecas de User Interface Designer e funcionalidades de filtros, ordenação, adição e remoção de colunas, agrupamentos, entre outras. Além disso, oferece relatórios e painéis analíticos bem completos.
Se a sua empresa precisa de softwares de alto padrão para criar apps de qualidade e competir pela preferência do usuário, entre em contato com a L3 Software.
Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.
Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.
Para conhecer todos os serviços da L3 Software ou adquirir o DevExpress, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email [email protected].