Prevenir fraudes e roubo de dados são duas grandes preocupações quando se fala em segurança digital das empresas. E um excelente recurso que pode ser usado para combater esse tipo de problema é a biometria facial.
Utilizando algoritmos matemáticos, a biometria facial faz um mapeamento de vários pontos do rosto do ser humano, como distância entre os olhos, curva da bochecha, formato da face e plenitude dos lábios.
Todos os dados são criptografados e armazenados em um banco de dados centralizado, transformando o rosto da pessoa em um código único.
Assim, toda a vez que alguém tentar acessar dados corporativos, a validação do usuário é feita por reconhecimento facial.
A biometria facial também pode ser utilizada nos ambientes corporativos para controle de acesso a determinados sistemas ou até mesmo como controle de ponto.
Como funciona a biometria facial no ambiente corporativo
O processo de biometria facial facilita muito a rotina das empresas e garante maior segurança.
O software é uma solução de reconhecimento facial que opera com as melhores tecnologias existentes no mundo e possui uma similaridade de 99,8%.
Vale lembrar que todo o registro de informações feito pelo software de biometria facial é rápido e exige apenas um dispositivo de captura de imagens (webcam, tablet ou smartphone) com acesso à internet.
O Tech IB pode ser integrado a outros tipos de tecnologia de monitoramento, entre eles controle de acesso e de fronteiras e gestão de ponto.
Vantagens da biometria facial
O uso da biometria facial não é novidade. Mas o que antes só era visto só no cinema agora ganha espaço na rotina das empresas para facilitar o acesso de pessoas a determinados departamentos e aprimorar as estratégias de combate ao uso indevido de dados.
Ao adotar um sistema de biometria facial altamente avançado como o Tech IB, as empresas conseguem não apenas minimizar os riscos de fraudes, mas simplificar e tornar mais seguros diversos processos internos.
Confira outros benefícios da biometria facial:
- Identificação do rosto das pessoas de diferentes ângulos.
- Reconhecimento facial independentemente das alterações feitas no rosto, como crescimento de barba, uso de óculos ou mudança de expressão.
- Fim dos problemas com esquecimento de senhas de acesso.
- Dificuldade de clonagem.
- Facilidade de consulta de dados sobre quem acessou as dependências da empresa, com data e hora do ocorrido.
Com tantos benefícios, os números revelam que a biometria facial ainda vai crescer muito no Brasil e no mundo!
De acordo com levantamento da Tractica, organização focada em inteligência de mercado, a receita anual de hardware e software biométricos crescerá 22,9% em todo o mundo, passando de US$ 2,4 bilhões, em 2016, para US$ 15,1 até 2025.
Portanto, se a sua empresa está em busca de novas tecnologias para melhorar a segurança, tanto de acessos de usuários como de informações, o uso da biometria facial pode ser uma estratégia muito interessante. Pense nisso!