Uma das grandes preocupações dos engenheiros é desenvolver peças mecânicas capazes de acompanhar as constantes evoluções do mundo. À medida que a tecnologia traz novidades, é preciso aprimorar as máquinas e equipamentos para usufruir das inovações rapidamente.
Se antes apenas um desenho com alguns traços de profundidade era suficiente para que a produção das peças mecânicas se tornasse possível, hoje é necessário apresentar uma riqueza de detalhes que a mão humana levaria muito tempo para construir.
Felizmente, a tecnologia também trouxe inovação para o trabalho dos engenheiros mecânicos e projetistas. Os programas de computador se aprimoraram e permitiram maior agilidade na hora de desenhar e modelar as peças mecânicas 3D.
Neste artigo, você vai conhecer um dos softwares mais utilizados para a criação de projetos 3D com uma maior riqueza de detalhes: o CAD Inventor®, ferramenta da Autodesk.
CAD Inventor: por que usá-lo para projetar peças mecânicas?
O software CAD Inventor® possui uma vasta lista de ferramentas para dar suporte a engenheiros e projetistas na hora de desenvolver trabalhos mecânicos 3D, documentação e simulação de produtos.
Para projetar peças mecânicas e outros produtos, o software disponibiliza recursos de modelagem paramétrica que, de forma intuitiva, ajuda o usuário e aplicar todos os detalhes que necessita para agilizar a criação de peças com diferentes níveis de complexidade.
Também é possível usar a plataforma para testar o encaixe de cada componente das peças mecânicas, utilizando livremente as bibliotecas de parafusos e outros itens essenciais. As criações se assemelham às utilizadas no mundo físico e possui recursos e podem trazer detalhes bem ricos de texturas e relevos.
No CAD Inventor, existe uma ampla variedade de vistas de desenhos, que vão da vista base, passando pelos formatos de planificação e sobrepostas até alterações de giros para permitir análises por diferentes ângulos. As vistas explodidas das peças mecânicas podem ser utilizadas, inclusive, nos manuais técnicos.
Depois de projetada a peça mecânica, o usuário tem a oportunidade de utilizar os recursos da plataforma para fazer simulações de movimento, aceleração e velocidade além de análises de performance.
Outros recursos bem interessantes do CAD Inventor são o uso do iLogic, para automatizar e padronizar projetos, e as facilidades para a criação de peças a partir de chapas de metal. Basta especificar os detalhes de tamanho de alívio e raio de envergadura que o software faz os ajustes necessários.
Os projetos de peças mecânicas salvos na nuvem podem ser desenvolvidos de forma coletiva. Outra maneira de desenvolver trabalhos em grupo é converter os objetos CAD para plataforma BIM.
LEIA MAIS: Plataforma BIM: como esta ferramenta otimiza o trabalho dos arquitetos?
Fique por dentro de todos os recursos do CAD Inventor®
A sua empresa pode obter facilmente a licença do CAD Inventor® e conhecer as demais funcionalidades do software entrando em contato com os consultores da L3 Software.
Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.
Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.
Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email [email protected].