Muitos são os testes de usabilidade adotados pelas empresas para entender o comportamento dos visitantes de um site, sendo um deles o mapa de calor. Este recurso faz uma espécie de pintura nas telas do computador, identificando os pontos que mais chamam a atenção dos usuários durante a navegação.
Muito utilizado por profissionais de marketing, gerentes de produtos e e-commerces e designers de UX, o mapa de calor esclarece todas as dúvidas a respeito da experiência do usuário e permite a criação de sites, landing pages, publicidades e outras soluções com maior possibilidade de conversão.
Sabemos que a disposição de certos elementos de uma página, entre eles um formulário de contato, um botão de ação ou um carrinho de compras, envolve muito planejamento e é pensada estrategicamente para estimular as vendas. Mas será que eles estão mesmo acessíveis aos usuários? Será que eles localizam estes componentes tão facilmente?
Estas e outras respostas são encontradas por meio do mapa de calor, oferecido por ferramentas especializadas, entre elas o Hotjar.
Entenda como funciona o Hotjar
Hotjar é uma plataforma que oferece diferentes dados a respeito da interação dos usuários com um site. Os resultados embasam os profissionais na hora de saber quais elementos em suas páginas estão ajudando na conversão e quais precisam passar por ajustes.
Mais do que um mapa de calor, a Hotjar reúne uma série de recursos para atender a diferentes necessidades das empresas. Conheça cada um deles:
Mapas de calor
O produto ajuda a empresa a entender os interesses dos usuários enquanto navegam em um site. Os pontos que chamam a atenção dos usuários durante a navegação são apresentados por meio de diferentes tonalidades de cores, revelando onde eles clicaram com o mouse, tocaram ou usaram a barra de rolagem.
Gravações
O recurso permite acompanhar em tempo real as ações do visitante de um site. O conjunto de ações captado pela ferramenta ajuda as equipes de marketing e desenvolvimento a esclarecerem dúvidas e a resolverem gargalos de usabilidade que estão comprometendo a navegação e as vendas. Durante as gravações do comportamento dos usuários é possível fazer anotações e compartilhar o arquivo com outras pessoas.
Pesquisas
Este recurso ainda é muito utilizado pelas empresas para entender de maneira mais aprofundada o comportamento e as reações dos usuários durante a navegação. A equipe pode personalizar e direcionar as perguntas com gatilhos e usar lógicas flexíveis.
Feedback de entrada
Hotjar desenvolveu um monitoramento de sentimento para os clientes que desejam utilizar recursos de neuromarketing em suas estratégias. Com ele é possível perceber se o usuário está amando ou odiando a estratégia de usabilidade adotada pela empresa. Este feedback visual é um importante suporte para a identificação de problemas e oportunidades de melhoria nas páginas.
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