A análise cinemática, junto com a geométrica, a dinâmica e a tectônica, são formas diferentes de estudar o solo. Sem elas, seria impossível entender processos que ocorreram há milhares de anos.
Por meio da análise cinemática, os estudiosos da Geologia conseguem responder a questionamentos sobre o passado e entender o que está acontecendo no presente em termos de solo. Inclusive, o futuro, com a ajuda da análise cinemática, pode não parecer assim tão incerto.
Este tipo de avaliação é um pilar importante para a construção civil. Uma análise detalhada do solo permite entender os cuidados na hora de executar o projeto e como evitar riscos durante a execução de uma obra e depois dela.
A investigação da forma como as partículas de rochas se movimentam durante o processo de deformação ganhou a ajuda da tecnologia para se tornar mais aprofundada e precisa. Hoje a análise cinemática pode ser feita com softwares geotécnicos, como o Dips, da Rocscience.
LEIA MAIS: Ferramenta da Rocscience ajuda na gestão de registro de poço
Dips: referência para uma análise cinemática mais aprofundada
Essa ferramenta exclusiva da Rocscience, empresa líder mundial em softwares geotécnicos, foi projetada com o objetivo de fornecer aos geotécnicos a possibilidade de realizar uma análise interativa dos dados geográficos coletados com base em orientação.
Com o Dips é possível identificar as zonas, interseções críticas e vetores em uma sobreposição de rede estereoscópica com a análise cinemática de deslizamento planar e em cunha ou modos de falha de tombamento direto e flexural.
Os resultados cinemáticos, por sua vez, podem ser exportados em formato Excel contendo, inclusive, vetores críticos e interseções para todos os modos de falha.
Com o Dips os profissionais também conseguem realizar análises de projeção estereográfica – visualizando contornos de densidade, vetores de orientação, planos, interseções e transversais e fazer análise de juntas com três diferentes opções: espaçamento de juntas, análise RQD e frequência de juntas.
Além dos recursos de análise cinemática, recentemente o Dips passou a oferecer outras três novas ferramentas que incluem: filtros de dados dinâmicos, sensibilidade cinemática e modelos de visualização de estereótipos 2D.
LEIA TAMBÉM: Como utilizar a tecnologia para analisar estabilidade de encostas
Fale com a L3 Software e invista no Dips para trazer ainda mais precisão às análises cinemáticas
Conheça o Dips e outras ferramentas da Rocsciende entrabdo em contato com os consultores da L3 Software, representante oficial da empresa no Brasil.
Fundada em 2014, L3 Software é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.
Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.
Para conhecer melhor o funcionamento do Pofin, entre em contato com um dos consultores da L3 Software pelo formulário de contato, pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo e-mail [email protected].