Para que o parque tecnológico esteja adequado às necessidades da empresa e os softwares sejam utilizados de maneira mais otimizada, é essencial que a equipe responsável tenha total conhecimento dos ativos de TI.
Sem um domínio pleno desses ativos de TI, a empresa se torna vulnerável. Máquinas que rodam versões muito antigas de softwares, por exemplo, podem servir de porta de entrada para vírus e outros problemas que causem a perda de dados sensíveis e importantes para a segurança e reputação do negócio.
O desempenho das atividades também é comprometido nesses casos. Os funcionários se veem impedidos de explorar as diferentes funcionalidades das ferramentas e de oferecer projetos mais inovadores aos clientes.
Em alguns departamentos de TI esta gestão de ativos costuma ser trabalhosa. Isso porque, muitas vezes é necessário instalar uma ferramenta em cada máquina para averiguar as condições de hardwares e softwares e tomar as decisões.
Felizmente, existe no mercado uma ferramenta que concentra todos os ativos de TI da rede de computadores em uma mesa plataforma, sem precisar de instalação: a Lansweeper.
LEIA MAIS: Chegou a hora de fazer o inventário de TI
Software otimiza gestão de ativos de TI
Os profissionais de tecnologia encontram no Lansweeper uma maneira de otimizar e qualificar a gestão de ativos de TI em ambientes físicos e virtuais.
Sem necessidade de instalação e totalmente configurável, o software identifica de ponta a ponta todos os ativos de TI presentes em uma rede. Em um ambiente baseado na web, Lansweeper lista as especificações de hardware, softwares instalados, detalhes sobre o usuário, entre outras informações.
Disponível para Windows, Linux e MAC, a ferramenta auxilia a equipe de TI na organização de impressoras, roteadores e switches. Também identifica dispositivos para SNMP e rastreia ativos desconectados ou que ainda não foram implantados na rede.
Para as empresas que precisam fazer auditoria em ativos fora do local de trabalho, o Lansweeper possui o LsAgent. Este app apura localmente os dados do inventário e os envia direto para plataforma.
O Lansweeper também emite relatórios para facilitar o entendimento e gestão dos ativos de TI. Os profissionais podem escolher mais de 400 modelos diferentes ou personalizar relatórios em minutos, tendo como base as especificações da empresa.
Outro diferencial do software é a possibilidade de integração com outras plataformas, para aprofundar o detalhamento do inventário de ativos de TI. Entre as opções estão Azure, AWS, Office 365, Chrome OS e Active Directory. Landsweeper ainda se conecta à API do Microsoft Intune para auditar sistemas operacionais Android e iOS.
LEIA TAMBÉM: Terceirização de TI: entenda as vantagens dessa solução
Conheça melhor as funcionalidades do Lansweeper
Para ter acesso ao Lansweeper e conhecer melhor este trabalho de gestão de ativos de TI, faça uma consultoria com a L3 Software.
Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.
Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.
Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email [email protected].