A dificuldade em emitir alertas e incidentes para as equipes de TI afeta a produtividade dos funcionários e prejudica de maneira intensa a relação entre as empresas e seus clientes.
Uma pane no funcionamento do sistema compromete não apenas o faturamento da empresa, mas a satisfação do cliente, que se sente lesado por não desfrutar do serviço que necessita.
Ao facilitar a emissão de alertas, os profissionais de TI tomam conhecimento dos incidentes sem demora. Desse modo, rapidamente entram em ação para identificar a causa do problema e encontrar a melhor solução para fazer o serviço voltar a funcionar adequadamente.
Uma forma de melhorar a comunicação de alertas para os profissionais do suporte é por meio de ferramentas especializadas, dotadas de recursos que minimizam os problemas causados pelas instabilidades. Uma dessas soluções tecnológicas é o Opsgenie, da Atlassian.
Como o Opsgenie ajuda na emissão de alertas e gestão de incidentes?
A plataforma do Opsgenie é bem intuitiva e permite que clientes e o departamento de suporte tenham uma comunicação com menos ruídos e mais otimizada.
Tudo começa pelas escalas de plantão. A organização criada pela ferramenta permite que a empresa saiba exatamente qual prestador de serviço está responsável por gerenciar incidentes naquele momento. Assim, o alerta é mandado para a pessoa certa, com a garantia de que sua solicitação será realmente visualizada e prontamente atendida.
O sistema é inteligente: se a pessoa de plantão não responder a um alerta de alta prioridade dentro de cinco minutos, por exemplo, o alerta é enviado a outra pessoa ou equipe automaticamente.
Opsgenie oferece um serviço de chat para que solicitante e suporte possam trocar informações sobre os alertas e elucidar o problema mais rápido. Por permitir a integração com outras ferramentas de comunicação, os profissionais de TI podem ser chamados por diferentes canais, como SMS, email, chamada de voz e celular. Sem limites de caracteres, os alertas podem ser acompanhados de gráficos e outros anexos para enriquecer a solicitação.
O status do trabalho da equipe de TI é acompanhado em tempo real por todas as pessoas envolvidas. O rastreamento dos alertas inclui informações sobre quando ele foi criado, que profissional foi notificado, quando visualizou e quais ações foram tomadas.
A própria ferramenta possui um sistema de alertas quando seu funcionamento não está correto. Também é possível avisar as equipes interessadas sobre interrupções programadas.
O sistema também permite a criação de diferentes fluxos de trabalho. É possível, por exemplo, relacionar alertas para equipes específicas e os canais de comunicação mais efetivos para solucionar problemas.
Opsgenie emite relatórios para análise de sucesso e pontos de melhoria
Ao final da tarefa, o alerta emite um inventário, que pode ser consultado pelos profissionais, de forma que fiquem por dentro de todas as ocorrências e entendam o que foi realizado para solucioná-las.
Este recurso também ajuda a otimizar as atividades dos profissionais de TI, que saberão que decisão tomar quando outros alertas semelhantes forem emitidos no futuro.
Além de facilitar a comunicação de alertas, cliente e equipe de suporte podem ter acesso a um relatório com todas as informações do período desejado. Essa gama de dados vai a ajudar a equipe a entender o grau de eficiência da plataforma e identificar os problemas que estão comprometendo o bom desempenho do serviço.
Como o Opsgenie pode ser integrado com outras plataformas e ferramentas, o time de suporte consegue trabalhar de forma colaborativa com outras equipes responsáveis pelo projeto, como os desenvolvedores, por exemplo, para que eles possam fazer os ajustes necessários e reduzir o número de novos alertas e incidentes no futuro.
Onde comprar o Opsgenie?
Você encontra o software Opsgenie na L3 Software. Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.
Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.
Para adquirir o Opsgenie e conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email [email protected].