Nos últimos anos, os desenvolvedores de softwares vêm testemunhando o crescimento de linguagens de programação cada vez mais inovadoras, como é o caso da Rust. Ao que tudo indica, inclusive, ela deve ganhar destaque no ano de 2024.
Rust é uma linguagem de programação parecida com C e C++ e se destaca entre as demais por sua segurança e alto desempenho. Criada por Graydon Hoare em 2006 e lançada pela Mozilla Research em meados de 2010, ela foi projetada para escrever códigos robustos, confiáveis e eficientes.
De acordo com artigo publicado pela MIT Technology Review, Rust é uma das linguagens de programação mais amadas e foi usada por programas como Discord, Dropbox r Cloudfare. Até abril de 2023 era usada por mais de 2,8 milhões de profissionais e é considerada a linguagem do futuro pela Amazon e pela Microsoft.
Ao longo deste artigo, vamos explorar em detalhes essa linguagem de programação promissora e apresentar dois IDEs desenvolvidos pela JetBrains para quem trabalha com Rust: Clion e RustRover. Boa leitura!
Conheça as principais características da linguagem Rust
A linguagem de programação Rust se destaca pelo sistema de gerenciamento de memória. Ao contrário de outras disponíveis no mercado, Rust garante a segurança da memória em tempo de compilação, eliminando erros comuns, como acessos inválidos ou vazamentos. Esse fator proporciona uma maior confiança no código e reduz a necessidade de depuração e correções futuras.
Além disso, o Rust oferece suporte nativo à programação concorrente, permitindo que os desenvolvedores criem aplicativos eficientes e escaláveis em ambientes multi-thread. Por meio de conceitos de propriedade e empréstimo, o Rust garante que não surjam problemas de concorrência, tornando a programação paralela mais segura e fácil de implementar.
LEIA MAIS: Delphi: saiba mais sobre esta linguagem de programação
Clion e RustRover: IDEs da JetBrains para quem trabalha com Rust
Para auxiliar os desenvolvedores que trabalham com Rust, a JetBrains desenvolveu duas ferramentas poderosas: Clion e RustRover.
O Clion é um IDE completo que oferece suporte a diversas linguagens de programação, incluindo a Rust. Com uma interface intuitiva e repleta de recursos, o Clion facilita o desenvolvimento, o teste e a depuração de aplicativos Rust.
A ferramenta fornece, ainda, recursos avançados de refatoração, análise de código e integração com sistemas de controle de versão, tornando o processo de desenvolvimento mais eficiente e produtivo.
Já o RustRover é uma extensão do Clion feita especificamente para o desenvolvimento com Rust.
Com o RustRover, os desenvolvedores podem aproveitar os recursos adicionais, como a análise avançada de código, apoiar as ferramentas de construção específicas do Rust e realizar a integração com o gerenciador de pacotes oficial da linguagem.
É importante ressaltar que o RustRover simplifica o fluxo de trabalho do desenvolvedor e oferece uma experiência de programação ainda mais fluida e eficaz.
LEIA TAMBÉM: Como facilitar a rotina de quem trabalha com linguagem Python
Aproveite todas as vantagens do Rust, linguagem destaque do ano 2024
Centenas de empresas em todo o mundo já utilizam o Rust para criar soluções rápidas e eficientes. Se você quer saber mais sobre esta plataforma, incluindo os IDEs Clion e RustRover, entre em contato com um dos representantes da L3 Software.
Fundada em 2014, L3 Software é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.
Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.
Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo e-mail [email protected].