Softwares

SonarQube: utilize esta ferramenta para aumentar a qualidade do código

sonar qube

sonar

Diferentes ferramentas são usadas para avaliar a qualidade de um software, sendo a SonarQube uma das mais utilizadas. A partir de uma auditoria constante, é possível garantir um trabalho final de qualidade e a plena satisfação do cliente.

O conceito de código de qualidade pode variar muito, uma vez que cada projeto exige um tipo de linguagem e de criação. Porém, a regra básica para avaliar positivamente um código é a baixa curva de aprendizagem, ou seja, quando qualquer desenvolvedor, envolvido ou não no projeto, consegue fazer manutenções e melhorias sem dificuldades.

Antes dos surgimentos dos chamados softwares de code quality, essa auditoria era feita pelo próprio desenvolvedor. O problema desse processo era o risco maior de erros e de um crivo que tinha como base os conhecimentos da equipe atual, comprometendo futuras intervenções.

LEIA MAIS: Existe ferramenta que ajuda a escrever um código limpo?

Como utilizar o SonarQube para aumentar a qualidade do código?

Este projeto open source utiliza diferentes métricas para atestar a qualidade de um código, como arquitetura e design, duplicidade, níveis de complexidade, testes, entre outros. Suporta mais de 20 linguagens de programação, dezenas de plugins e diferentes padrões globais de desenvolvimento e boas práticas.

Feita a avaliação, todas as informações ficam armazenadas em um banco de dados, permitindo que você evolua a qualidade do código seu projeto do início ao fim do projeto.

O SonarQube também aponta possíveis bugs no sistema e possui um importante diferencial: uma vez avaliada a qualidade do código, o sistema inibe a inserção de informações que não esteja no mesmo nível de excelência ou que contenham algum tipo de vulnerabilidade.

Outro recurso do software é o Quality Gate, que realiza análise de filiais, recursos de governança, gerenciamento de vazamentos, loop de feedback curto, entre outras funções. Destaque também para a porta GO/NO-GO para a promoção de aplicativos e para a análise com base em critérios de liberação.

LEIA TAMBÉM: Software ReSharper ajuda na revisão e limpeza de códigos

Para adquirir a licença do SonarQube e de outras ferramentas para melhorar o dia a dia dos desenvolvedores, faça uma consultoria com a L3 Software. Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email [email protected].

Deixe seu comentário abaixo:

Confira mais noticias

ruby

Qual a solução da JetBrains para quem trabalha com Ruby?

Ruby é uma linguagem de programação dinâmica, open-source e com foco na simplicidade e produtividade. Criada em meados d...
conexao-de-rede-sem-fio

Entenda o uso do site survey na conexão de rede sem fio

Contar com uma conexão de rede sem fio eficiente é a base para qualquer empresa que precisa de agilidade e precisão na h...
msps

Acronis EDR aumenta a segurança de MSPs

Os MSPs desempenham um papel vital na gestão de TI e na segurança cibernética de inúmeras organizações ao redor do mundo...

Seja VIP

Cadastre-se na
nossa Newsletter

Softwares

Vyond

StreamYard

Zoom

Hotjar

Jotform

SecPoint

TeamViewer

Figma

Sketch

Categorias

Análise Estratégica e BI

Utilitários

Segurança

Redes

Monitoramento

Componentes de Programação

Banco de Dados

Soluções

Outsoursing

wi-fi e Site Survey

Rede e Telecom

BotSpot

Acronis Cloud

×