Escolher uma plataforma de gestão não é uma tarefa muito simples. Afinal o sucesso da liderança, especialmente em regimes híbridos e remotos, depende da adesão e engajamento à solução proposta pela empresa.
Hoje, basta uma rápida pesquisa para encontrar diferentes sites e supostas formas de gerir uma equipe com eficiência. Porém, entre tantas opções, o gestor deve estar atento às características que tornam uma plataforma realmente boa.
O design, por exemplo, precisa ser intuitivo. Assim, o colaborador não fica acuado em usar a plataforma. Pelo contrário, ele utiliza todos os recursos para controlar as próprias entregas e programar o seu dia com poucos cliques.
Hoje, a L3 Software ensina como escolher uma plataforma de gestão e apresenta as características indispensáveis de um bom software!
Impacto da plataforma de gestão no dia a dia
Antes da plataforma de gestão, as tarefas eram distribuídas, organizadas e monitoradas por meio de quadros em salas, post-its e planilhas. Embora funcionais, toda atualização de status demandava tempo.
À medida que a transformação digital avançou e mais empresas digitalizaram tarefas, os softwares de gestão rapidamente se popularizaram, especialmente aqueles que baseiam o design na metodologia ágil Kanban.
A metodologia Kanban consiste em criar um ambiente de gestão visualmente explicativo. Ou seja, o colaborador vê e sabe o que fazer imediatamente.
Hoje, empresas que usam uma plataforma de gestão baseada em Kanban têm respostas mais rápidas aos problemas.
De acordo com insights recentes da McKinsey, líder mundial no ramo de consultoria empresarial, as empresas já familiarizadas com alguma metodologia ágil tiveram respostas duas vezes mais rápidas em comparação com outros concorrentes durante a pandemia.
Considerando que o acréscimo de uma plataforma de gestão não necessita de um alto investimento, ele se torna um excelente acréscimo.
Como escolher uma plataforma de gestão de equipes?
Para escolher uma plataforma de gestão de equipes, você deve analisar quatro aspectos: design; opções de personalização; centralização de informações; e integração. A partir desses pontos, você realiza uma boa escolha.
1. Design intuitivo
O design impacta na experiência dos usuários. Sendo assim, ele precisa ser intuitivo, simples e prático. Também é fundamental que ele seja baseado na metodologia Kanban para simplificar processos, inclusive os mais complexos.
2. Opções de personalização
A personalização é fundamental no processo de gestão de tarefas. Justamente por isso, uma boa plataforma conta com opções para tornar a experiência do usuário mais personalizável, como a opção de organizar as demandas em calendários, colunas, post-its etc.
3. Centralização de informações
Centralizar documentos e links é indispensável, especialmente em projetos maiores que passam por diferentes mãos até serem concluídos. Deste modo, a plataforma de gestão deve ser capaz de anexar documentos grandes e reunir links externos para facilitar a rotina dos colaboradores.
4. Integração
Outro detalhe igualmente importante é a integração da plataforma com outras ferramentas online, como o Microsoft Teams, o Office 365, o Google Agenda, o Gmail, entre outros tantos aplicativos igualmente úteis.
Especialmente em relação à integração, vale destacar que ele está entre os aspectos mais importantes. Isso porque ele permite acrescentar proteções extras à plataforma e personalizar para ficar de acordo com a necessidade do seu negócio.
Qual a melhor plataforma de gestão de equipes?
Hoje a melhor plataforma de gestão de equipes é o Asana, mundialmente conhecido e referência para pequenas, médias e grandes empresas ao redor do mundo.
O software tem todas as características citadas acima e recursos extras igualmente úteis para tornar a experiência dos colaboradores a melhor possível.
Onde encontrar a plataforma de gestão Asana de forma licenciada?
Você encontra o Asana e todas as suas soluções de gestão de tarefas na L3 Software, representante licenciado da empresa no Brasil.
Fundada em 2014, a L3 é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.
Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.
Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email [email protected].