Como acontece em todo início de ano, é chegada a hora de revisar e atualizar as licenças dos softwares em uso. É nesse período também que muitas empresas aproveitam para fazer o inventário de TI, iniciativa que tem se tornado cada vez mais comum no mercado.
Considerada uma das áreas mais importantes de um negócio e parte fundamental do planejamento estratégico, a Tecnologia da Informação apoia todas as atividades de uma empresa. Para que tudo funcione corretamente e dentro da lei, no entanto, é necessário apostar em práticas quer permitam o melhor controle do recurso.
E é neste contexto que o inventário de TI desempenha um papel fundamental. O documento, que traz uma lista completa de todos os recursos disponíveis em uma empresa, levanta informações importantes e necessárias para a boa gestão da área.
O inventário de TI funciona como um guia para o gestor e a equipe, especialmente no que se refere a atualizações, renovação de licenças de softwares, entre outros itens.
Por que investir em um inventário de TI?
Todos os softwares e redes existentes estão – ou pelo menos deveriam estar – contemplados no inventário de TI.
Dentre os dados coletados, destacam-se o número de série, informações técnicas, data de compra, local de instalação e data da última atualização.
Apesar de parecerem básicos, esses dados são facilmente perdidos, principalmente quando falamos de grandes empresas que tem incontáveis programas e computadores.
Você já imaginou a dor de cabeça que é perder o prazo para a renovação da licença do software ou da atualização do mesmo? Além de ser contra a lei, a ausência desses itens pode aumentar a vulnerabilidade do sistema e, consequentemente, a presença de malwares.
Em outras palavras, o inventário de TI é fundamental para manter a área funcionando da melhor forma possível.
Quando realizado da maneira correta e com frequência ideal, geralmente no fim ou no começo de todo ano, o inventário de TI permite que a empresa mantenha todos os seus recursos em pleno funcionamento, evitando qualquer problema ou situação irregular que impacte na produtividade.
Agora que você já sabe da importância de ter uma lista completa com informações sobre os seus recursos, que tal dar uma olhadinha e conferir se há algum software que precisa ser renovado ou atualizado?
A L3 Software pode te ajudar nesse processo. Parceira dos principais fabricantes do mercado e especializada em licenciamento de produtos e programas, a empresa realiza todo o processo de homologação e compra de produtos, garantindo maior sucesso e eficiência para o seu negócio.
Quer saber mais sobre os serviços da L3 Software? Entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email [email protected].