Softwares

Chegou a hora de fazer o inventário de TI

width=1000

Como acontece em todo início de ano, é chegada a hora de revisar e atualizar as licenças dos softwares em uso. É nesse período também que muitas empresas aproveitam para fazer o inventário de TI, iniciativa que tem se tornado cada vez mais comum no mercado.

Considerada uma das áreas mais importantes de um negócio e parte fundamental do planejamento estratégico, a Tecnologia da Informação apoia todas as atividades de uma empresa. Para que tudo funcione corretamente e dentro da lei, no entanto, é necessário apostar em práticas quer permitam o melhor controle do recurso.

E é neste contexto que o inventário de TI desempenha um papel fundamental. O documento, que traz uma lista completa de todos os recursos disponíveis em uma empresa, levanta informações importantes e necessárias para a boa gestão da área.

O inventário de TI funciona como um guia para o gestor e a equipe, especialmente no que se refere a atualizações, renovação de licenças de softwares, entre outros itens.

Por que investir em um inventário de TI?

Todos os softwares e redes existentes estão – ou pelo menos deveriam estar – contemplados no inventário de TI.

Dentre os dados coletados, destacam-se o número de série, informações técnicas, data de compra, local de instalação e data da última atualização.

Apesar de parecerem básicos, esses dados são facilmente perdidos, principalmente quando falamos de grandes empresas que tem incontáveis programas e computadores.

Você já imaginou a dor de cabeça que é perder o prazo para a renovação da licença do software ou da atualização do mesmo? Além de ser contra a lei, a ausência desses itens pode aumentar a vulnerabilidade do sistema e, consequentemente, a presença de malwares.

Em outras palavras, o inventário de TI é fundamental para manter a área funcionando da melhor forma possível.

Quando realizado da maneira correta e com frequência ideal, geralmente no fim ou no começo de todo ano, o inventário de TI permite que a empresa mantenha todos os seus recursos em pleno funcionamento, evitando qualquer problema ou situação irregular que impacte na produtividade.

Agora que você já sabe da importância de ter uma lista completa com informações sobre os seus recursos, que tal dar uma olhadinha e conferir se há algum software que precisa ser renovado ou atualizado?

A L3 Software pode te ajudar nesse processo. Parceira dos principais fabricantes do mercado e especializada em licenciamento de produtos e programas, a empresa realiza todo o processo de homologação e compra de produtos, garantindo maior sucesso e eficiência para o seu negócio.

Quer saber mais sobre os serviços da L3 Software? Entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email [email protected].

Deixe seu comentário abaixo:

Confira mais noticias

software-estatisticotics

Minitab: um software estatístico que você precisa conhecer

Os dados têm se tornado uma base cada vez mais sólida para a tomada de decisão dentro das empresas, o que torna o softwa...
otimizacao-de-wi-fi

Licença da Ekahau permite otimização de wi-fi de forma colaborativa

A otimização de wi-fi se tornou fundamental para quem busca uma conexão estável e de alta qualidade, especialmente em am...
acesso remoto seguro

Como tornar o acesso remoto seguro?

Poder acessar um desktop ou computador a partir de outro tem se tornado uma prática cada vez mais comum no mundo corpora...

Seja VIP

Cadastre-se na
nossa Newsletter

Softwares

Vyond

StreamYard

Zoom

Hotjar

Jotform

SecPoint

TeamViewer

Figma

Sketch

Categorias

Análise Estratégica e BI

Utilitários

Segurança

Redes

Monitoramento

Componentes de Programação

Banco de Dados

Soluções

Outsoursing

wi-fi e Site Survey

Rede e Telecom

BotSpot

Acronis Cloud

×