O desafio de muitos gestores de projetos é encontrar softwares especializados que os ajudem a fazer uma excelente gestão de equipes.
Erros de comunicação e falta de controle na distribuição de tarefas, no cumprimento de prazos e no acompanhamento da performance de cada profissional são gargalos que comprometem o resultado do trabalho e a satisfação do cliente.
Uma das soluções mais comuns encontradas pelos gestores de projetos é fazer um quebra-cabeça com as ferramentas disponíveis para tentar acompanhar o fluxo de atividades de maneira mais ampla e, assim, minimizar falhas durante o processo que possam atrasar as entregas.
Felizmente, a tecnologia não para de ajustar as ferramentas e já é possível encontrar plataformas de gestão de equipes bem completas, capazes de comportar os mais diferentes projetos e um grande número de integrantes.
Uma delas é o Asana, considerada uma das ferramentas de gestão de equipes mais completas do mercado.
Asana leva a gestão de equipes para outro patamar
Imagine pegar as melhores funcionalidades de várias plataformas de gestão e colaboração e colocar no mesmo lugar. Esta é a proposta do Asana, uma ferramenta que otimiza a gestão de equipes, o engajamento e a comunicação entre os profissionais.
Em versões e mobile, o Asana possibilita ao gestor criar projetos e acompanhar bem de perto o andamento de cada fase.
Entre as permissões estão: distribuir tarefas, definir prazos de entrega de cada atividade e avaliar o nível de performance de cada profissional.
Esta work management platform é compatível com os mais diferentes tipos de projetos. Desse modo, empresas de segmentos diversos que desenvolvem projetos a várias mãos podem contar com as funcionalidades do Asana.
Mais do que fazer a gestão de equipes, a plataforma procura ampliar o engajamento dos profissionais e melhorar o fluxo das atividades. De forma personalizada, o gestor de projeto define qual a melhor maneira de usar a ferramenta a favor de todos os envolvidos.
LEIA MAIS: 4 razões para aumentar a eficiência dos serviços de rede
Diferentes funcionalidades para a gestão de equipes
Ao dar o start na página do projeto, o gestor insere os profissionais envolvidos. Depois começa a criar quadros com as tarefas e as delega aos responsáveis com todos os materiais anexos necessários para embasar a realização da atividade.
Os quadros podem ser deslocados conforme o status da tarefa. Basta criar o fluxo que se encaixa melhor no dia a dia da equipe. A definição de tarefas por cores é outro recurso para ajudar na organização.
A plataforma é inteligente e, ao identificar as urgências, juntamente com as tarefas e subtarefas, cria um calendário com os prazos e uma linha do tempo.
Esse fluxo permite que cada profissional entenda o grau de importância da sua tarefa e como ela se conecta com as demais atividades que compõem o projeto. Esse entendimento cria senso de comprometimento individual e com o projeto como um todo.
O gestor pode acompanhar mais de um projeto ao mesmo tempo pelo painel de controle e criar espaços privados para delegar tarefas e trocar arquivos de maneira mais direcionada.
Outros programas podem ser integrados ao Asana para ampliar ainda mais a gestão de equipes e o desenrolar das atividades. Entre eles Photoshop, Google Drive e Gmail. Ao todo são mais de 100 permissões de integração.
Como obter a licença do Asana e melhorar a gestão de equipes?
Para a sua empresa pode conhecer todas as funcionalidades do Asana e obter a licença do software, basta entrar em contato com os consultores da L3 Software.
Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.
Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.
Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email [email protected].